Descrição completa de como é subir o HAUTACAM – Col de Tramassel partindo de Argelès Gazost, sua história, altimetria, curiosidades e como fazer para superar o desafio de uma das montanhas mais difíceis dos Pirineus Franceses. Hautacam é uma estação de esqui localizada ao sul da França, na região central dos Pirineus.
A estação funciona durante todo o período de inverno, e comporta um grande números de pessoas que buscam os esportes de alta montanha relacionado a neve. O ponto mais alto da montanha não termina na estação em si, e sim alguns km acima da estação no chamado Col de Tramassel. Durante o Verão a estação fica fechada, assim as estradas sem acúmulo de neve são propícias para os aventureiros e ciclistas explorarem toda a região.
No Tour de France, o Hautacam foi utilizado apenas 5 vezes até o ano de 2014, a primeira vez foi em 1994 com a vitória Luc Leblanc, foi também nessa montanha que Lance Armstrong aplicou um fatídico ataque solo sobre os rivais e venceu o Tour de 2000, e por fim onde Vincenzo Nibali em 2014 confirmou sua vitória no Tour de 2014.
A província que se localiza à base na montanha é a cidade de Argelès-Gazost, cercada por toda a região de alta montanha dos Pirineus é uma vila de aproximadamente 3500 habitantes. Argelès foi um destino turístico termal muito popular durante a Belle Époque, no final do século XIX. A vila tornou-se uma espécie de réplica em pequena escala da cidade de Pau, que foi igualmente popular nessa época, que terminou com a Primeira Guerra Mundial.
Atualmente as termas de Argelès continuam a ser procuradas para curar doenças de circulação e pulmonares e o turismo, tanto de inverno como de verão, é uma das principais atividades econômicas locais. Margeada pelo rio Gave de Pau que tem 183km de distância, o mesmo é fruto de águas de desgelo e nascentes que cercam as montanhas da região dos Pirineus.
Como Chegar:
Como falado anteriormente o Hautacam e Col de Tramassel fica na região dos Pirineus Franceses, mais em específico em Hautes-Pyrénées na região centro-sul do Parque Nacional dos Pirineus ao Sul da França, próximo a divisa com a Espanha.
Aeroportos Próximos:
- Aeroporto de PAU (França) – 57km até Argèles-Gazost.
- Aeroporto de TOULOUSE (França) – 188km até Argèles-Gazost.
Cidades para Hospedar:
- ARGÈLES-GAZOST – Situado na base da Montanha.
- LOURDES – 14km até Argèles-Gazost.
- TARBES – 37km até Argèles-Gazost.
- PAU – 57km até Argèles-Gazost. – Essa é a cidade com maior estrutura da região dos Pirineus.
Tempo de Abertura da Montanha:
- Oficialmente fica aberta de Março à Novembro. Dependendo do acúmulo de neve pode ser que esteja aberta antes ou depois.
- A temporada de Inverno oficialmente é de Dezembro até Abril.
A escalada do HAUTACAM – Col de Tramassel:
- Altimetria de Argèles-Gazost: 432m
- Alto do Hautacam: 1520m
- Alto do Col de Tramassel: 1610m
- Altimetria Acumulada da Escalada: 1170m Até o Hautacam.
- Distância: 13,6km Até o Hautacam + 1,3km até o Col de Tramassel
- Inclinação Média: 7,8%
- Categoria da Montanha: HC
- Para saber mais sobre categorização de Montanhas e % de Inclinação: Confira Aqui
Partindo de Argelès-Gozost da Ponte sobre o Rio Gave de Pau a subida até a estação tem 13,7km com um ganho de elevação de 1.170m chegando a uma altimetria de 1520m até a estação de esqui Hautacam e 1610 até o Col du Tramassel.

Em Argèles-Gazost é fundamental se preparar para fazer a escalada, é de suma importância hidratação e alimentação, o único local que tem algum tipo de assistência até a estação de Esqui Hautacam fica no km 3 da montanha. Certifique-se que tenha o suficiente para algumas horas de esforço físico. Além de claro, de estar preparado com ferramentas básicas de mecânica para uma troca de pneu e etc.
Pontos de Hidratação e Alimentação: Km 0(Argèles-Gazost) + Km 3(Ayros-Arboix) + Km14(Hautacam) + km15,6 (Col de Tramassel).
Encontrando Pontos de Hidratação na França: Clique Aqui.


Saindo de Argelès na rodovia D100 o primeiro km tem 6,2% de inclinação de média, e existem algumas residencias que vão acompanhando a montanha em seus primeiros km. Já é possível sentir o quão é dura a montanha, pois é a parte com que ela é menos inclinada, ou seja mantenha o ritmo, pois até chegar ao cume será cruel.

Os próximos 2km continuam com a mesma constância, entre 6,5% e 8%. Até chegar a vila de “Arboix”, local onde tem uma fonte de água potável “fontaine” no km3. Se necessário mesmo com poucos km escalado é o primeiro e ultimo local para repor os itens de hidratação.

Após a saída de Arboix, já em sentido a Souin está o km 4 montanha. Até Souin durante o trajeto existem casas e sobrados entrepostos a toda a vegetação da montanha. Após Souin e mais um km chegamos a Artelens o cenário começa a ter uma mudança.


Ao sair de Artalens chegasse ao único ponto em que a inclinação fica abaixo de 6% em média. Aproveite o momento tente recuperar as energias gastas até então, pois ainda falta muita montanha pela frente.

Aproximando do km 7, dê uma olhada para a sua direita, e aproveite, a partir daí pode-se visualizar as cadeias de montanha da região e a vila de Argelès bem mais abaixo.

Muita atenção após o Km 7, pois os 2 próximos km tem inclinação superior a 10% em média. Devido ao tempo e distância percorrida até então, mantenha o ritmo e tente não aumentar muito a pulsação, pois ainda tem muita montanha por vir.

Após 2 km intensos, o Km 10 tem uma inclinação menor, aproveite o momento para tentar recuperar ao máximo possível, do esforço feito para romper os km anteriores.

Após uma breve calmaria na inclinação chega-se ao ponto de maior dificuldade da montanha, com inclinação chegando em alguns pontos em até 13%. Realmente é o ponto de maior dificuldade, ainda mais com metros acumulados em subida, as pernas começam a sentir o esforço realizado até agora.

Os km finais são similares, mas não deixam de ser extremamente duros, com aproximadamente 7,5% de inclinação Média, é o momento de finalizar a escalada, mesmo com o cansaço evidente, aproveite para dar uma nova olhada panorâmica de todo o vale, as aldeias e etc.

Com isso após pouco mais de 13km escalados, subindo quase 1200 metros verticalmente chega-se a estação de Esqui Hautacam. Lembre-se ali foram consagrados 2 campeões do Tour de France ao longo da história, e ao longo da história teremos ainda mais. Sinta orgulho e prazer de ter realizado algo inédito de subir uma montanha HC nos pirineus.

Após a chegada ao Hautacam, a montanha em si ainda não chegou ao seu cume, a estação de esqui Hautacam geralmente foi sempre o limite para o evento do Tour de France, mas o ponto mais alto da montanha é o Col de Tramassel.
O cume ou denominado Col de Tramassel fica a apenas 1,3km após o Hautacam. Basta seguir em frente pela estrada D100.

Saindo da Hautacam, a subida continua com seus 7,5% de inclinação média, e é possível avistar além de todo o vale, toda a estrutura da estação que geralmente está ativa no inverno. Por fim após 15km de escalada e alcançando uma altidade de 1610m chega-se ao algo do Col de Tramassel.

No Cume existe apenas uma placa, com o nome do Col de Tramassel e poucos metros acima um restaurante, chamado Le Refuge do Tramassel. Um belo local com uma vista extraordinária.

