HAUTACAM – Col de Tramassel – Argelès Gazost

Descrição completa de como é subir o HAUTACAM – Col de Tramassel partindo de Argelès Gazost, sua história, altimetria, curiosidades e como fazer para superar o desafio de uma das montanhas mais difíceis dos Pirineus Franceses. Hautacam é uma estação de esqui localizada ao sul da França, na região central dos Pirineus.

A estação funciona durante todo o período de inverno, e comporta um grande números de pessoas que buscam os esportes de alta montanha relacionado a neve. O ponto mais alto da montanha não termina na estação em si, e sim alguns km acima da estação no chamado Col de Tramassel. Durante o Verão a estação fica fechada, assim as estradas sem acúmulo de neve são propícias para os aventureiros e ciclistas explorarem toda a região.

No Tour de France, o Hautacam foi utilizado apenas 5 vezes até o ano de 2014, a primeira vez foi em 1994 com a vitória Luc Leblanc, foi também nessa montanha que Lance Armstrong aplicou um fatídico ataque solo sobre os rivais e venceu o Tour de 2000, e por fim onde Vincenzo Nibali em 2014 confirmou sua vitória no Tour de 2014.

map

A província que se localiza à base na montanha é a cidade de Argelès-Gazost, cercada por toda a região de alta montanha dos Pirineus é uma vila de aproximadamente 3500 habitantes. Argelès foi um destino turístico termal muito popular durante a Belle Époque, no final do século XIX. A vila tornou-se uma espécie de réplica em pequena escala da cidade de Pau, que foi igualmente popular nessa época, que terminou com a Primeira Guerra Mundial.

3 - Argeles Gazost

Atualmente as termas de Argelès continuam a ser procuradas para curar doenças de circulação e pulmonares e o turismo, tanto de inverno como de verão, é uma das principais atividades econômicas locais. Margeada pelo rio Gave de Pau que tem 183km de distância, o mesmo é fruto de águas de desgelo e nascentes que cercam as montanhas da região dos Pirineus.

4 - Rio Gave de Pau

Como Chegar:

Como falado anteriormente o Hautacam e Col de Tramassel fica na região dos Pirineus Franceses, mais em específico em Hautes-Pyrénées na região centro-sul do Parque Nacional dos Pirineus ao Sul da França, próximo a divisa com a Espanha.

2 - mapas

Aeroportos Próximos:

  • Aeroporto de PAU (França) – 57km até Argèles-Gazost.
  • Aeroporto de TOULOUSE (França) – 188km até Argèles-Gazost.

Cidades para Hospedar:

  • ARGÈLES-GAZOST – Situado na base da Montanha.
  • LOURDES – 14km até Argèles-Gazost.
  • TARBES – 37km até Argèles-Gazost.
  • PAU – 57km até Argèles-Gazost. – Essa é a cidade com maior estrutura da região dos Pirineus.

Tempo de Abertura da Montanha:

  • Oficialmente fica aberta de Março à Novembro. Dependendo do acúmulo de neve pode ser que esteja aberta antes ou depois.
  • A temporada de Inverno oficialmente é de Dezembro até Abril.

3 - argeles ga

A escalada do HAUTACAM – Col de Tramassel:

  • Altimetria de Argèles-Gazost: 432m
  • Alto do Hautacam: 1520m
  • Alto do Col de Tramassel: 1610m
  • Altimetria Acumulada da Escalada: 1170m Até o Hautacam.
  • Distância: 13,6km Até o Hautacam + 1,3km até o Col de Tramassel
  • Inclinação Média: 7,8%
  • Categoria da Montanha: HC
  • Para saber mais sobre categorização de Montanhas e % de Inclinação: Confira Aqui

1 - Altimetria2

Partindo de Argelès-Gozost da Ponte sobre o Rio Gave de Pau a subida até a estação tem 13,7km com um ganho de elevação de 1.170m chegando a uma altimetria de 1520m  até a estação de esqui Hautacam e 1610 até o Col du Tramassel.


2 - mapa2

Em Argèles-Gazost é fundamental se preparar para fazer a escalada, é de suma importância hidratação e alimentação, o único local que tem algum tipo de assistência até a estação de Esqui Hautacam fica no km 3 da montanha.  Certifique-se que tenha o suficiente para algumas horas de esforço físico. Além de claro, de estar preparado com ferramentas básicas de mecânica para uma troca de pneu e etc.

Pontos de Hidratação e Alimentação: Km 0(Argèles-Gazost) + Km 3(Ayros-Arboix) + Km14(Hautacam) + km15,6 (Col de Tramassel).

Encontrando Pontos de Hidratação na França: Clique Aqui.

4 - ponte rio gabe
Km 0 –> Partida de Argelès-Gazost Ponte sobre o Rio Gave de Pau.
5 - ouvert
Km 0 –> Placa informativa que a estrada está Aberta.

Saindo de Argelès na rodovia D100 o primeiro km tem 6,2% de inclinação de média, e existem algumas residencias que vão acompanhando a montanha em seus primeiros km. Já é possível sentir o quão é dura a montanha, pois é a parte com que ela é menos inclinada, ou seja mantenha o ritmo, pois até chegar ao cume será cruel.

6 - inicio hautacam
Km 1 — > 6,2% de Inclinação.

Os próximos 2km continuam com a mesma constância, entre 6,5% e 8%. Até chegar a vila de “Arboix”, local onde tem uma fonte de água potável “fontaine” no km3. Se necessário mesmo com poucos km escalado é o primeiro e ultimo local para repor os itens de hidratação.

7 - Fontaine 3km
Km 2 –> 8,5% Km3–>6,7 — Fonte de Àgua Potável.

Após a saída de Arboix, já em sentido a Souin está o km 4 montanha. Até Souin durante o trajeto existem casas e sobrados entrepostos a toda a vegetação da montanha. Após Souin e mais um km chegamos a Artelens o cenário começa a ter uma mudança.

8 - placa antalens suin
Km 4 –>6,8 % de Inclinação.
9 - placa aantalens souin
Km 5 –> 6,3 % de Inclinação

Ao sair de Artalens chegasse ao único ponto em que a inclinação fica abaixo de 6% em média. Aproveite o momento tente recuperar as energias gastas até então, pois ainda falta muita montanha pela frente.

11 - continuando
Km 6 –> 5,9% de Inclinação.

Aproximando do km 7, dê uma olhada para a sua direita, e aproveite, a partir daí pode-se visualizar as cadeias de montanha da região e a vila de Argelès bem mais abaixo.

10 - vista de souin
Km 7 –> 8,2% de Inclinação.

Muita atenção após o Km 7, pois os 2 próximos km tem inclinação superior a 10% em média. Devido ao tempo e distância percorrida até então, mantenha o ritmo e tente não aumentar muito a pulsação, pois ainda tem muita montanha por vir.

13
Km 8 e Km 9 –> + de 10% de Inclinação Média.

Após 2 km intensos, o Km 10 tem uma inclinação menor, aproveite o momento para tentar recuperar ao máximo possível, do esforço feito para romper os km anteriores.

11 - continuando
Km 10 –> 6,8% de Inclinação.

Após uma breve calmaria na inclinação chega-se ao ponto de maior dificuldade da montanha, com inclinação chegando em alguns pontos em até 13%. Realmente é o ponto de maior dificuldade, ainda mais com metros acumulados em subida, as pernas começam a sentir o esforço realizado até agora.

15
Km 11 –> 10% de Inclinação.]

Os km finais são similares, mas não deixam de ser extremamente duros, com aproximadamente 7,5% de inclinação Média, é o momento de finalizar a escalada, mesmo com o cansaço evidente, aproveite para dar uma nova olhada panorâmica de todo o vale, as aldeias e etc.

18
Km 12 e Km 13 –> 7,5 % de Inclinação.

Com isso após pouco mais de 13km escalados, subindo quase 1200 metros verticalmente chega-se a estação de Esqui Hautacam. Lembre-se ali foram consagrados 2 campeões do Tour de France ao longo da história, e ao longo da história teremos ainda mais. Sinta orgulho e prazer de ter realizado algo inédito de subir uma montanha HC nos pirineus.

20
HAUTACAM – Estação de Esqui.

Após a chegada ao Hautacam, a montanha em si ainda não chegou ao seu cume, a estação de esqui Hautacam geralmente foi sempre o limite para o evento do Tour de France, mas o ponto mais alto da montanha é o Col de Tramassel.

O cume ou denominado Col de Tramassel fica a apenas 1,3km após o Hautacam. Basta seguir em frente pela estrada D100.

21 - tramassel
Km 14 –> 7,5% de Inclinação.

Saindo da Hautacam, a subida continua com seus 7,5% de inclinação média, e é possível avistar além de todo o vale, toda a estrutura da estação que geralmente está ativa no inverno. Por fim após 15km de escalada e alcançando uma altidade de 1610m chega-se ao algo do Col de Tramassel.

22 - tramassel
Km 15 – Col de Tramassel.

No Cume existe apenas uma placa, com o nome do Col de Tramassel e poucos metros acima um restaurante, chamado Le Refuge do Tramassel. Um belo local com uma vista extraordinária.

23 - refuge
Le Refuge de Tramassel
24 - refuge
Cume do Col de Tramassel.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s