Serra Velha – Campos do Jordão/SP

Descrição completa de como é subir a Serra Velha de Campos do Jordão/SP, sua rota, história, altimetria e curiosidades de uma das montanhas mais tradicionais de todo o País.

Campos do Jordão/SP também conhecida como “Suíça Brasileira”, é uma pequena cidade com fluxo alto de turismo, devido suas belezas naturais, arquitetura e atrações independentes que fazem da cidade um dos lugares mais singulares a ser visitados do estado de São Paulo.

campos-do-jordão.jpg
Campos do Jordão/SP.

Localizada a 180km de São Paulo capital, inclusa na área da Serra da Mantiqueira, é a cidade mais alta em todo o território nacional, com 1628m de altitude. A região serrana e suas particularidades naturais e climáticas, atraem inúmeros turistas em geral e também ciclistas para usufruírem das inúmeras atrações que a Serra da Mantiqueira oferece.

241f0-serra-da-mantiqueira-g.jpg
Região Serrana – Serra da Mantiqueira – Campos do Jordão/SP.

Existem dois acessos tradicionais para a cidade, o primeiro e mais utilizado é pela Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro – SP123 também tradicionalmente conhecida como Serra Nova de Campos. O segundo é a tradicional Serra Velha de Campos, pela rodovia BR-050, esse no caso mais utilizado por ciclistas e amantes do esporte, devido ao menor fluxo de veículos. A Serra Velha é o que vamos falar mais detalhadamente nesse post.

Mapa da Serra Velha de Campos do Jordão:

A escalada da Serra Velha de Campos do Jordão/SP 

  • Altimetria Inicial: 961m
  • Alto da Serra Velha: 1620m
  • Altimetria Acumulada da Escalada: 659m
  • Distância: 12,3km
  • Inclinação Média: 5%
  • Categoria da Montanha: 1
  • Para saber mais sobre categorização de Montanhas e % de Inclinação: Confira Aqui
Serra Velha de Campos do Jordão - Altimetria
Serra Velha de Campos do Jordão – Altimetria

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a maioria dos ciclistas quando fazem essa escalada, geralmente hospedados em Campos do Jordão, descem a serra até sua base, para depois realmente fazer a subida. Existem outras opções como, os que estão vindo de St. Antônio do Pinhal ou do Sul de MG.

A Escalada:

O Início da subida, é no distrito de Vila Nova, do município de São Bento do Sapucaí/SP. Existe uma pequena igreja, e também um campo de futebol. A partir dali, sentido a Campos, começa a escalada.

Km 03 - Saída -Km 0 - 02 - Campo Saída

Lembre-se que, como qualquer subida longa, é importante estar preparado para adversidades climáticas, geralmente a temperatura cai cerca de 1°C por Km percorrido. Isso não e uma regra, principalmente no Brasil onde as estações do ano não são realmente definidas. Esteja sempre preparado com manguitos e blusas corta-vento, assim como ter hidratação necessária para algumas horas de exercício. Hidratação e alimentação são de suma importância para qualquer ciclista. Vale lembrar também a importância de ter os itens necessários para eventuais problemas mecânicos, como remendos, bomba de “ar” e etc.

IMG_4401.JPG

Começo da Serra Velha de Campos do Jordão
Saída do Distrito de Vila Nova – São Bento do Sapucaí/SP.

A Serra Velha é bem constante, não existem pontos tão diferentes entre si em relação a % de inclinação. Apesar de não ter um grande fluxo de veículos como na Serra Nova, essa estrada em si, não tem acostamento, então fique atento para eventuais situações e siga na linha mais lateral possível para maior segurança.

Serra Velha de Campos - Km 0 --> 5,6%
Serra Velha de Campos – Km 0 –> 5,6%

No primeiro Km, a estrada ainda está mais aberta em relação a vegetação, situação que muda com o decorrer da escalada.

Serra Velha de Campos - Km 1 --> 5%
Serra Velha de Campos – Km 1 –> 5%

Como qualquer região rural, até mesmo em serras, existem pequenos produtores rurais e algumas residências no percurso.

Serra Velha de Campos - Km 2 --> 6%
Serra Velha de Campos – Km 2 –> 6%

Entre os Km 2 e 3, é onde a montanha atinge o maior nível de inclinação média, com mais de 6% contínuos. Nesse ponto também, se cruza do município de São Bento do Sapucaí para Campos do Jordão.

Serra Velha de Campos - Km 3 --> 5,6%
Serra Velha de Campos – Km 3 –> 5,6%

Com o decorrer da montanha, pode-se já avistar sempre a esquerda, o vale que vai se formando. Uma vez que vai se acumulando metros em subida, a vista vai se tornando um diferencial na escalada.

Serra Velha de Campos - Km 4 --> 5%
Serra Velha de Campos – Km 4 –> 5%

Chegando no Km 5, tem-se uma pequena “bifurcação”, com uma placa indicativa de “Circuito Mellos”. O circuito Mellos, é uma estrada vicinal que desce a montanha por outro lado.

Nesse ponto, basta apenas continuar no sentido que escalou até o momento, sentido a Campos.

Serra Velha de Campos - Km 5 --> 5%
Serra Velha de Campos – Km 5 –> 5%

A partir desse momento, e mais mais metros conquistados, pode-se notar que a vegetação toma conta de toda a estrada, a partir daí não se tem mais uma grande incidência de sol, a mata e sombra são predominantes por toda a estrada. É realmente muito bonito, e muito agradável de se fazer a prática do ciclismo com essas condições.

Serra Velha de Campos - Km 6 --> 4,5%
Serra Velha de Campos – Km 6 –> 4,5%

Após o Km6, é o unico ponto da montanha onde se tem alguns metros planos, a inclinação chega a ser 0, com alguns pontos até negativo.

Serra Velha de Campos - Km 7 --> 4,3%
Serra Velha de Campos – Km 7 –> 4,3%

Nesse ponto chegamos a metade da montanha, é importante sim saber dosar as energias e manter sempre um ritmo constante. Nós proximos 2 km, a média caí para pouco mais de 4%, e se torna mais fácil a subida.

Serra Velha de Campos - Km 8 --> 5,6%
Serra Velha de Campos – Km 8 –> 5,6%

Aproveite para admirar a beleza que a natureza proporciona, assim como sons de toda a vida silvestre da região.

Serra Velha de Campos - Km 9 --> 5,7%
Serra Velha de Campos – Km 9 –> 5,7%

Com a aproximação do km 9, a inclinação volta a subir de forma mais notória, com quase 6% médios, assim se inicia para a fase final da escalada, nos seus 4km restantes.

Serra Velha de Campos - Km 10 --> 5,6%
Serra Velha de Campos – Km 10 –> 5,6%

Entre os km 10 e 11, é onde fica localizado algumas residencias na montanha, denominado de Santa Clara. Existem pontos de ônibus, e circulação de pessoas.

Serra Velha de Campos - Km 11 --> 4,8%
Serra Velha de Campos – Km 11 –> 4,8%

Após a saída de Santa Clara, chega-se no ponto final da escalada, é onde existe uma maior presença de curvas mais acentuadas, onde se muda de direção constante, o famoso “zig-zag”, nesses pontos específicos a inclinação chega até a 9%. Quando se tenta olhar através da vegetação, pode-se notar o quanto já foi escalado verticalmente, e que o vale agora se encontra a direita, e não mais a esquerda como no ponto de partida.

Serra Velha de Campos - Km 12 --> 4,8%
Serra Velha de Campos – Km 12 –> 4,8%

No último km, vai se tomando a sensação de conclusão, e toda a satisfação de superar o desafio. Mesmo que com as pernas cansadas de tamanho esforço contínuo com a quantidade de km percorridos até ali.

Chegada Serra Velha de Campos
Chegada Serra Velha de Campos

No ponto mais alto, e cume da montanha, existe apenas uma placa indicativa, com o dizeres ” Bem vindo a Campos do Jordão”. Ali termina a Serra Velha.

Lembrando que para se chegar realmente a cidade, basta continuar na estrada. O trajeto é uma pequena descida, e assim adentra-se a cidade.

IMG_4436.JPG
Placa – “Bem Vindos a Campos do Jordão”.

 

Um comentário sobre “Serra Velha – Campos do Jordão/SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s