Descrição completa de como é subir a Serra do Rio do Rastro, sua rota, história, altimetria e curiosidades da montanha mais espetacular no país.
A Serra do Rio do Rastro é a serra mais famosa do Brasil, devido ao seu alto grau de inclinação, vegetação típica da Mata Atlântica, suas 284 curvas acentuadas chegando a quase 1500m de altitude e uma beleza sem igual. Vencedora de prêmios internacionais, considerada a serra mais “assombroza” do mundo, que traduzido para o português, é a serra mais “Espetacular” do mundo, e também eleita entre as 5 montanhas mais bonitas para se conhecer em todo o mundo.
A Serra do Rio do Rastro, ou Serra Catarinense fica localizada no município de Lauro Muller-SC, à 211km da capital Florianópolis. É a partir dali que se inicia a famosa montanha da Serra do Rio do Rastro.
Aeroportos Próximos:
- Aeroporto de CRICIÚMA/SC (Brasil) – 44km até Lauro Muller.
- Aeroporto de FLORIANÓPOLIS/SC (Brasil) – 211km até Lauro Muller.
Cidades para Hospedar:
- LAURO MULLER – Situado na base da Montanha.
- BOM JARDIM DA SERRA – 10km Parte de cima da Montanha.
- CRICIÚMA – 44km até Lauro Muller.
Tempo de Abertura da Montanha:
- Oficialmente O passo fica aberto o ano todo.
A escalada da Serra do Rio do Rastro/SC.
- Altimetria Inicial: 400m
- Alto da Serra Nova: 1386m
- Altimetria Acumulada da Escalada: 989m
- Distância: 15,4km
- Inclinação Média: 6%
- Categoria da Montanha: HC
- Para saber mais sobre categorização de Montanhas e % de Inclinação: Confira Aqui

A Escalada da Serra do Rio do Rastro/SC:
A Serra do Rio do Rastro, tem seu início a 10 km da saída da cidade de Lauro Muller/SC. Sentido oeste pela rodovia SC 390. De Lauro Muller até o Mirante da Serra do Rio do Rastro, são 24km, sendo que a montanha em si tem pouco mais de 15km.
Lembre-se que, como qualquer subida longa, é importante estar preparado para adversidades climáticas, geralmente a temperatura cai cerca de 1°C por Km percorrido. Isso não e uma regra, principalmente no Brasil onde as estações do ano não são realmente definidas. Esteja sempre preparado com manguitos e blusas corta-vento, assim como ter hidratação necessária para algumas horas de exercício. Hidratação e alimentação são de suma importância para qualquer ciclista. Vale lembrar também a importância de ter os itens necessários para eventuais problemas mecânicos, como remendos, bomba de “ar” e etc.

A distância entrem Lauro Muller e o distrito de Guatá são aproximadamente 7km, sendo que predominantemente já é subindo, inclusive com trechos com inclinação bem elevada.

O distrito de Guatá já é o ponto quase que inicial realmente da subida da Serra do Rio Rastro, isso da parte “contabilizada” segundo Strava e semelhantes.

Os próximos 15km serão marcados da ascensão da Serra do Rio Rastro, com média de 6% de inclinação total e quase 1000m de altimetria positiva total acumulada no decorrer dessa distância.

Os primeiros kilômetros não são tão desafiadores, entre 2% e 3% de inclinação média. E já é possível como todo o decorrer o percurso desde Lauro Muller já ir avistando a serra se aproximando.

Após o terceiro quilometro já escalado esse com média de 7% de inclinação, chega-se no primeiro mirante da Serra do Rio do Rastro, o Mirante 12, que fica a 12 quilômetro do topo.

Continuando a escalada, os próximos 2km chega-se ao Hotel do Rastro. Esse fica as margens da subida da Serra do Rio Rastro. A partir daí, é importante lembrar que a inclinação vai aumentar, e muito!
Outro ponto importante que já é possível ver o quanto realmente já foi escalado até o momento. O visual do mirante do Hotel é fantástico.


Os próximos 3km da subida, serão os que ligam até o “café” da montanha, ou que marca a metade da subida. Siga apreciando o visual que é único, e principalmente mantenha o foco, pois a inclinação média ali é superior a 5%.



Se aproximando do Km7 (faltando até o topo da serra), fica localizado o “café”, é um local bem antigo e tradicional da Serra do Rio do Rastro, e também marca um outro ponto importante, além de estar no “meio” da serra e a partir desse ponto que começa a iluminação da Serra do Rio do Rastro.
Os 7km finais, são os mais inclinados e fantásticos da subida, e durante todo esse percurso existe diversos postes de iluminação se são mantidos com energia sustentável.

Uma das atrações da Serra do Rio do rastro, justamente é que ela pode ser percorrida a noite com iluminação própria, ou seja nos últimos quilômetros e na parte mais inclinada e desafiadora tem essa particularidade.

Continuando a escalada, do ponto do café até o ultimo km do topo, a inclinação fica sempre superior a 7%. É justamente onde a montanha fica difícil, e a quantidade de metros em altimetria acumulado sobe rapidamente.



Os últimos 4km são os mais duros, até por conta do esforço físico feito até o momento e também por causa da inclinação média superior a 10%. No caso das curvas acentuadas a inclinação pode chegar a quase 20% dependendo do ponto percorrido.

Outra particularidade notória, é o piso que a Serra do Rio do Rastro tem nesses últimos quilômetros. Não é um asfalto comum, e sim uma mistura de concreto com asfalto e bastante frisos para escoamento de água. Como a região é toda cercada de Mata Atlântica é bastante úmida, e assim a pista quase sempre está molhada, além claro de chover bastante quase que o ano todo.

Sobre subir a Serra do Rio do rastro em meio a trânsito de carros, motos e etc. Como é um local turístico, e muito visitado, o movimento é constante, porém são centenas de ciclistas subindo e descendo frequentemente e todos acabam se respeitando. Não se assuste se avistar algum ônibus ou até mesmo caminhão que é normal o tráfego ali.

Faltando menos de 1km para o topo, encontra-se o último mirante em meio a parte mais fechada e também o mais impressionante da Serra do Rio do Rastro. É válido uma parada e ver o que já foi escalado até o momento. É realmente “brutal” o quanto de elevação foi acumulado até o momento.

O último quilômetro da serra, não tem tanta inclinação mais, é praticamente um plano que vai chegar até o mirante, onde se termina todos os 15km da subida oficial e os 25km percorridos de Lauro Muller até aqui.

No mirante no alto da Serra do Rio do rastro, tem toda estrutura como estacionamentos, estabelecimentos com alimentação, café entre outros, assim como banheiros. E é lá que se tem a vista panorâmica geral da Serra. Se der sorte, pode-se estar um dia sem chuva e sem muitas nuvens que realmente é fantástico a vista de lá.

Outra questão importante é que a rodovia não termina no alto da serra. Logo após o mirante existe uma base da PRF sentido a cidade de Bom Jardim da Serra/SC que fica a aproximadamente 10km desse ponto. Ou seja a Serra do Rio do Rastro é um passo de montanha, pois em seu cume tem continuação para outro local.
Dica: se for pesquisar em sites de meteorologia para saber como está o alto da Serra do Rio do Rastro, pesquise pela cidade de Bom Jardim da Serra, pois está bem mais próximo e na mesma altitude do alto do passo da Serra do Rio do Rastro do que a cidade de Lauro Muller.

Existe até uma câmera instalada no alto, que fica transmitindo 24hrs ao vivo como está o mirante e assim pode-se ver como está o clima e etc. Mas vale lembrar, como toda região serrana e perto do oceano, o clima muda em questão de minutos.


É desse pronto em que as centenas de milhares de pessoas que visitam a Serra do Rio do Rastro todo ano fazem seus registros fotográficos no mirante.


