Pico do Jaraguá – São Paulo/SP

Descrição completa de como é subir o Pico do Jaraguá, sua rota, história, altimetria e curiosidades da montanha mais tradicional da cidade de São Paulo.

Pico do Jaraguá é o ponto mais alto do município de São Paulo, no Brasil, elevando-se a uma altitude de 1135 metros. Situa-se no bairro do Jaraguá, a oeste da serra da Cantareira. Nos seus arredores, foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área, onde o mesmo é preservado até hoje.

Pico
Vista aérea do Pico do Jaraguá/SP

Pode-se ascender ao seu cume por uma via asfaltada (Estrada Turística do Jaraguá) e através da Trilha do Pai Zé (1 450 metros de extensão). No topo, há duas grandes antenas, sendo uma de televisão (compartilhada por 3 emissoras: TV Globo São Paulo, TV Bandeirantes São Paulo e TV Cultura), além de pequenas instalações comerciais e locais destinados a estacionamento de veículos.

Localizado as margens da Rodovia dos Bandeirantes km18, próximo a cidade de São Paulo, é um ótimo local para a prática de ciclismo, principalmente para os admiradores de subidas, sendo assim o local ideal para treinos e passeios recreativos na capital Paulista.

A escalada do Pico do Jaraguá – São Paulo/SP

  • Altimetria Inicial: 721m
  • Alto do Pico do Jaraguá: 1050m
  • Altimetria Acumulada da Escalada: 304m
  • Distância: 4,5km
  • Inclinação Média: 7%
  • Categoria da Montanha: 3
  • Para saber mais sobre categorização de Montanhas e % de Inclinação: Confira Aqui
Pico do Jaraguá SP
Altimetria Pico do Jaraguá-SP

Antes de mais nada, é importante ressaltar que apesar de não ser uma subida longa, a mesma exige uma preparação física mínima para fazer a escalada, com pontos que ultrapassam 12% de inclinação. Um ciclista em ritmo moderado, leva cerca de 30 a 40 minutos para subir até o topo.

Hidratação e alimentação são de suma importância para qualquer ciclista. Vale lembrar também a importância de ter os itens necessários para eventuais problemas mecânicos, como remendos, bomba de “ar” e etc.

Entrada Parque do Parque Pico do Jaraguá - SP
Portaria do Parque Pico do Jaraguá – Início da Estrada rumo ao cume.

Como qualquer parque, o parque do Pico do Jaraguá tem um horário de funcionamento, sendo de segunda à domingo das 7hrs às 17hrs. A entrada é gratuita. Trilhas monitoradas, lanchonete, central de informações turísticas e mirante (aberto das 8h às 16h45). Existe estacionamento também, gratuito, porém são para poucos carros. Geralmente o que se faz é ir estacionando no decorrer da estrada mesmo.

Km 0 - Pico do Jaraguá
Início da Escalada do Pico do Jaraguá – Estrada Turística.

O fluxo de veículos, e pedestres é menor durante a semana, mas aos finais de semana é bastante intenso, então tenha bastante atenção com veículos, ciclistas e principalmente pedestres.

500 m - Pico do Jaraguá
500m Iniciais da Subida.

O inicio da serra, é mais “fácil” em relação a % de inclinação. Cercado pela vegetação da serra da cantareira torna a escalada bem agradável.

Pico do Jaraguá - Km 1
Pico do Jaraguá/SP – Km1 –> 5%

Mantenha um ritmo constante e moderado, pois mesmo sendo uma subida relativamente curta, qualquer ciclista pode sofrer muito para chegar até o topo.

Pico do Jaraguá - Km 1,5
Pico do Jaraguá/SP – Km1,5
Pico do Jaraguá - Km 2
Pico do Jaraguá/SP – Km2 –> 5%

O estado do asfalto é muito bom, apesar de algumas das pinturas não estarem 100%, devido a constante umidade, é muito bem sinalizado e não apresenta irregularidades.

Pico do Jaraguá - Km 2,5
Pico do Jaraguá/SP – Km 2,5
Pico do Jaraguá - Km 3
Pico do Jaraguá/SP – Km 3 –> 7%

A partir do km 3, já um pouco afrente da metade da montanha, a inclinação média sobe com média de 7%. Alguns pontos chegam a ultrapassar os 10%.

Pico do Jaraguá - Km 3,5
Pico do Jaraguá/SP – Km 3,5
Pico do Jaraguá - Km 4
Pico do Jaraguá/SP – Km 4 –> 7%

No km, final também com a inclinação média em 7%, existem alguns pontos que chegam a mais de 12%. A dificuldade atrelada com os esforço físico realizado até o momento torna ainda mais intensa a chegada até o topo.

Pico do Jaraguá - Metros Finais
Metros Finais da Subida do Pico

Nos metros finais, da escalada a esquerda, pode-se avistar toda a cidade de SP. É nesse ponto também que se consegue uma melhor visão e uma vista panorâmica de toda área urbana.

Pico do Jaraguá - Km 4,5
Vista da Cidade de São Paulo/SP

A chegada, e o fim da estrada termina no mirante do Pico do Jaraguá, para os ciclistas a escalada chega ao fim.

Nesse ponto existe estrutura como banheiros, lanchonete e etc, assim como o acesso para a antena, o ponto mais alto do Parque e da cidade de São Paulo.

Pico do Jaraguá - Chegada
Chegada no Alto do Pico do Jaraguá.

O estacionamento em si, no alto do mirante é pequeno, e só comporta poucos carros. A informação dada é que em dias de muito fluxo, como nos finais de semana, os motoristas vão estacionando no decorrer da estrada mesmo. Em dias de semana não tem muita dificuldade de se encontrar estacionamento, haja visto que o fluxo é bem menor.

Alto do Pico do Jaraguá - Estacionamento
Estacionamento.

Ao lado oposto do estacionamento, se encontra a estrutura do mirante do parque. Como mencionado anteriormente, banheiros ponto de informação e principalmente, o acesso a antena do ponto mais alto do Pico do Jaraguá.

Pico do Jaraguá - Estrutura
Insira uma legenda

Aos que pretendem subir até a antena, prepare para subir uma longa escadaria. Único acesso para chegar ao cume.

Pico do Jaraguá - Antena Topo
Antena – Ponto máximo ao Alto do Pico do Jaraguá.
Vista Pico do Jaraguá - Cidade de São Paulo
Vista Geral do Alto do Pico do Jaraguá.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s