Col du LAUTARET – Via (Sul) – Briançon

Descrição completa de como é subir o Col du LAUTARET pelo lado Sul partindo de Briançon , sua história, altimetria, e curiosidades de uma das montanhas de ligação mais importantes dos Alpes Franceses.

Col du Lautaret é uma passagem de alta montanha no departamento de Hautes-Alpes, ao sudoeste da França. É um passo de muita importância na região pois é usado a bastante tempo como rota de ligação via rodovia D91 entre as cidades de Grenoble e Brinançon, duas importantes cidades da região Alpina.

Com (2.058 m (6,752 pés) de altitude, o mesmo fica aberto o ano todo, é o único ponto de acesso ao Grand Galibier ou Col du Galibier pelo lado Sul. Existe também o fato de alcançar a Itália através dos Alpes.

No Tour de France, o passo não tem tanta expressão pois o mesmo funciona apenas como transição para o Col du Galibier.

O Col du Lautaret como falado anteriormente é um passo de montanha, ou seja, existe 2 lados de acesso até o seu cume.

O lado Oeste, cujo a cidade de maior importância é Le Bourg-d’Oisans tem uma distância categorizada de 34,2 km (21,3 milhas) com um ganho de elevação de 1.312 m (4.304 pés) em uma média de 3,9% de Inclinação.

O lado Sul, cujo saída é de Briançon, a distância é de 27km com uma ganho de elevação em 853m, em uma média de 3,1% de Inclinação.

Briançon é uma comunidade Francesa de aproximadamente 11500 habitantes, a mesma está a 1203m em relação ao nível do mar, o que a torna a segunda cidade mais elevada do continente Europeu, rodeada por toda a região de alta montanha Alpina.

Economicamente à cidade vive em função de turismo relacionados ao esportes. A cidade funciona praticamente como uma estação de esqui, e no período de verão não é diferente pois toda a estrutura é utilizada para outros esportes como ciclismo, ciclo turismo entre outros.

vue-de-briancon

O centro histórico é uma cidade fortemente fortificada, construída por Vauban para defender a região dos austríacos no século XVII. Suas ruas são muito íngremes e estreitas, embora pitorescas. Briançon fica ao pé da descida do Col de Montgenèvre , dando acesso a Turim, de modo que um grande número de outras fortificações foram construídas nas alturas ao redor, especialmente em direção ao leste. Em 8 de julho de 2008, vários edifícios de Briançon foram classificados pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

1078547-brianconnais-hiver-header

Aeroportos Próximos:

  • Aeroporto de TURIM (Itália) – 111km até BRIANÇON.
  • Aeroporto de GRENOBLE (França) – 117km até BRIANÇON.
  • Aeroporto de GENEBRA (Suíça) – 243m até BRIANÇON.
  • Aeroporto de LYON (França) – 263km até BRIANÇON.

Cidades para Hospedar:

  • BRIANÇON – Situado na base da Montanha.
  • GRENOBLE – 117km até BRIANÇON.
  • TURIM (Itália) – 111km até BRIANÇON.

Tempo de Abertura da Montanha:

  • Oficialmente O passo fica aberto o ano todo.
  • A temporada de Inverno oficialmente é de Dezembro até Abril.

situation-gite-du-lauaret

A escalada do LAUTARET – Via “Sul” – Briançon. 

  • Altimetria de Briançon: 1203m
  • Alto do Lautaret: 2057m
  • Altimetria Acumulada da Escalada: 854m Até o Lautaret.
  • Distância: 27km
  • Inclinação Média: 3,1%
  • Categoria da Montanha: 1
  • Para saber mais sobre categorização de Montanhas e % de Inclinação: Confira Aqui

LautaretE

Ante de partir de Briançon é fundamental se preparar para fazer a escalada, é de suma importância hidratação e alimentação. Certifique-se que tenha o suficiente para algumas horas de esforço físico. Além de claro, de estar preparado com ferramentas básicas de mecânica para uma troca de pneu e etc.

Pontos de Hidratação e Alimentação: Km 0(Briançon) + Km 14(Le Monêtier-Les-Bains) + Km27(Col du Lautaret).

Encontrando Pontos de Hidratação na França: Clique Aqui.

Le Lautaret

Saindo de Briançon os dois primeiros Km tem uma % de inclinação de aproximadamente 5%, até entrar na via D1091. Após isso, todo o trecho é praticamente plano cruzando algumas vilas com inclinações de no máximo 3% até chegar na cidade de Le Monêtier-Les-Bains.

1,30 Le Monetier Les Bens
Km 13 –> Le Monêtier Les-Bains – 3% de Inclinação.

Ainda cruzando a vila de Le Monêtier Les-Bains, aproveite para repor se necessário o abastecimento líquido. Existe uma “Fontaine” de água potável na estrada. Confira tudo sobre fontes de água na França: Clique Aqui. 

1,31
Km 14 –> 3% de Inclinação

Após a saída da vila de Le Monêtier Les-Bains a inclinação continua com a mesma constância. O Lautaret não é muito inclinado. Desse ponto em diante a vegetação começa a mudar, com rochas aparentes, típica da região alpina.

1,32
Km 15 e Km 16 –> 2% de Inclinação.

A partir do km 17, faltando 10km para o topo do Col du Lautaret, a inclinação aumenta para uma média de 5% até o fim. Essa inclinação não é das mais difíceis, mas devido ao tempo e a distância já percorrida até então, é melhor não subestimar a montanha e continuar em um ritmo constante.

1,33
Km 17 –> 5% de Inclinação.
1,34
Km 19 –> 5% de Inclinação.
1,35
Km 21 –> 5% de Inclinação.

Quanto mais a altimetria vai aumentando, mais o ar vai ficando rarefeito, isso faz com que até mesmo uma subida não tão dura na teoria, possa parecer algo muito mais difícil.

No Km 22 em fase final da subida, já pode-se avistar a parte mais alta do Lautaret, assim como a galeria “túnel” que encontra-se na estrada.

1,36
Km 22 –> 5% de Inclinação.
1,37
Km 23 –> 5% de Inclinação

A galeria fica a menos de 2 km do passo do Lautaret, essas galerias alpinas de alta montanha, são construções feitas em concreto armado para evitar o acúmulo de neve na estrada durante o inverno, e permitir que tenha livre acesso de veículos durante todo o ano.

1,38
Km 24 –> 5% de Inclinação.
1,39
Km 26 –> 5% de Inclinação.

O último km, com quase 27km percorridos em 800m de altimetria acumulados, é o último teste para então chegar ao destino final, o passo do Lautaret. Ali se encontra um restaurante, onde se pode alimentar e repor líquidos.

À partir desse ponto do passo do Lauteret, se continuar na D1091 começa a longa descida do lado Oeste do Lautert até a cidade de Le Bourg-d’Oisans.

Em contrapartida, se virar a direita, a montanha continua ligando ao mítico Passo do Galibier ou Col du Galibier a mais de 2600m de altitude. Mas essa continuação é assunto para outro post.

1,40
Col du Lautaret – 2057m – Categoria 1

2,01

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s