Bike Series 2017 – Interlagos

logo Bike series interlagos
Sobre o Bike Series Interlagos: A prova consiste em fazer o maior numero de voltas na pista do Autódromo de Interlagos em 3 horas. Local: Autódromo de Interlagos – São Paulo/SP – Brasil.
IMG_0533
Dia 03/06/2017 – Saindo no dia anterior a prova, de Uberlândia/MG minha cidade natal até São Paulo/SP. Foram 600km de carro até o destino final, sozinho e na empolgação e “nervosismo” que qualquer “pré” prova tem. É muito bom esse tipo de sentimento! Saída as 6hrs da manhã e chegada prevista para as 13hrs. Local aonde ficaria o dia anterior e o dia da prova seria na casa do meu amigo “Ivanzão” vulgo minino, o mesmo já estava me esperando por lá!
IMG_0552
Após a chegada e um almoço na “padoca” perto da casa do Ivanzão, foi a hora de sairmos para o Autódromo de Interlagos fazer a retirada do Kit. O kit consiste em numero de largada, chip de cronometragem entre outros brindes. Muito legal poder conhecer o Autódromo, assim como área dos boxes e etc. Foto tirada nos boxes.
IMG_0554
Não poderia deixar de registar, a réplica da Lotus que Ayrton Senna usou em inúmeras vitórias na F1. Esse carro seria usado na primeira volta da prova, porém por algum motivo não foi utilizada.
IMG_0548
Vista panorâmica do Heliponto do Autódromo, ali conseguimos visualizar quase todo o Autódromo, foi realmente muito legal poder conhecer um Autódromo ícone do automobilismo e da F1, palco de grandes disputas e títulos mundiais da categoria. Melhor ainda poder usufruir de toda a pista e poder fazer o que mais gosto, andar de bicicleta aonde tantos talentos mundiais fizeram história no esporte a motor.
IMG_0626
No dia 04/06/2017, domingo dia da prova, acordei as 4:30hrs e me preparei para ir prova. Chegamos bem antes da largada, para preparar tudo e ir para o “balizamento” da largada.
IMG_0629
Mais de 700 ciclistas juntos para iniciar o desafio. Ali encontrei com mais 2 amigos de Uberlândia, o CM e o MS.
GGA17BSINT1570
Início da corrida. A largada foi dada de dentro dos boxes. A partir daí, e das próximas 3 horas, seria dar o maior numero de voltas possível na pista.
andarilho - 3hrs interlagos
Mesmo não estando bem treinado, minha estratégia seria de tentar acompanhar ao máximo no inícios os companheiros de Uberlândia, e depois tentar seguir o ritmo de algum grupo que estivesse com o mesmo preparo que eu. No ciclismo quando se anda em grupo, se descansa mais e provavelmente se desenvolve mais velocidade.
Bike Series - Baixa 2
Foto da Primeira passagem na tradicional Reta dos Boxes de Interlagos. Concluindo a primeira volta.
Bike Series - Baixa
Tentando imprimir o mesmo ritmo do pessoal de Uberlândia. Já não me sentia muito bem desde o início da prova, a falta de preparo começou a ficar evidente, já me sentia “afogado” desde a volta 3. Foi quando meu pneu furou, e tive que parar para trocar. A partir daqui logo com meia hora de prova, já havia mentalmente desistido, acontece quando se tem um imprevisto como esse, e principalmente com alguém que não está em boa forma. Foi quando decidi continuar mas de outra forma, curtir a pista e tudo que o evento ali proporcionava. Afinal não é todo dia que ciclistas tem a pista livre para para poder andar de bicicleta.
IMG_0566
Foi aí que comecei a tiras fotos e “selfies” de toda a prova e pista. Nesse take, pode-se ver os ciclistas subindo o laranjinha, tradicional curva do circuito, assim como todas as zebras pintadas em verde, amarelo e branco.
IMG_0570
Nesse momento na Curva da Junção.  – Vou aproveitar aqui para explicar como é fazer uma volta de bicicleta no circuito de Interlagos. A largada é feita na reta dos Boxes. Dali é praticamente plano até a descida do ” S do Senna”, ponto de maior velocidade que os ciclistas imprimem. Continuamos descendo pela ” curva do sol” e até o fim da ” reta oposta”, e a “curva do lago”. Após isso temos a subida do “laranjinha” subida não muito longa com trechos de 6% e 7% de inclinação.  Após a curta subida do laranjinha, temos uma pequena descida na curva do ” pinheirinho”, e subimos novamente até o final do “bico de pato”. Subida essa não muito dura, que pode ser feita sem muitas complicações. Ao final do “bico de pato” entra a descida rápida e muito veloz da “junção”, onde se entra com tudo na principal e mais dura subida do circuito, a subida que antecede a reta dos boxes. Essa subida é uma parede, com trechos de até 12% de inclinação. É ali que realmente o ciclista tem que dar tudo de si. No topo dela a inclinação já não é tão grande, e seguimos com essa leve inclinação em subida, até cruzar a linha de chegada.
Bike Series - Alta (1)
Momento de maior velocidade da prova. O lendário ” S do Senna”. Sem dúvida a curva mais famosa do circuito de Interlagos, e uma das mais famosas curvas do mundo.
IMG_0584
Entrada dos Boxes, local onde era servido toda a assistência necessária ao atletas, como serviços mecânicos, alimentação, hidratação entre outros.
IMG_0589
Ao fim, depois de dar 15 voltas, sendo 3 em um ritmo forte, e mais 12 apenas curtindo o momento, eu resolvi parar, não cheguei as 3 horas de prova, parei com 2:40hrs e 15 voltas completas, não foi como esperava em questão de rendimento, mas com certeza foi muito satisfatório fazer o que mais gosto e um local de tanta história. Muito feliz no fim!
IMG_0588
Foto com a medalha de participação do Bike Series 3hrs de Interlagos, com meu amigo que me ajudou muito em todo o final de semana da corrida. Valeu d+ “minino” e agora é treinar para o próximo desafio, porque isso realmente é o que estou precisando!

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s